6 vantagens de se utilizar um sistema de supressão de incêndio no seu equipamento

Você já pensou sobre como os cuidados com seu equipamento podem aumentar a vida útil da máquina? Essas medidas não só influenciam na longevidade, como também nos custos de manutenção. Sistemas de supressão de incêndio são soluções desenvolvidas para prevenir e, quando necessário, extinguir incêndios classe AB (sistemas com agente líquido) e ABC (sistemas com agente químico ou dual) em máquinas de médio e grande e porte.

Preparamos uma lista com as principais vantagens de se instalar um sistema de supressão de incêndio no seu caminhão, trator ou qualquer equipamento móvel de grande porte.

  1. Mais produtividade e menos tempo ocioso

Sabemos que “tempo é dinheiro” e, portanto, não queremos desperdiçar tempo tendo que parar o trabalho e ainda ter que alocar pessoal adicional para cuidar de mais um problema. Uma manutenção em um equipamento de mineração, por exemplo, pode levar de uma a centenas de horas, e necessitar de muitos técnicos para resolver o problema. Um sistema de supressão de incêndio devidamente instalado evita paradas indesejadas e até perda total do seu equipamento em caso de incêndio.

  1. Menor custos com manutenção

Seguindo a linha de pensamento do item anterior, evitar paradas e, consequentemente, dispensar a utilização dos técnicos em caso de incêndio geram um menor custo de manutenção, já que o sistema supervisiona seu equipamento de forma ininterrupta. A manutenção preventiva de um sistema de supressão de incêndio, instalado corretamente, é necessária a cada três meses, sendo assim, você não precisará se preocupar com gastos imprevistos.

  1. Segurança garantida para o operador

Segurança vem sempre em primeiro lugar! O tempo de atuação em caso incêndio pode ser questão de vida ou morte para um operador. Dessa forma, ter um sistema de supressão de incêndio de qualidade irá tranquilizar seu operador e demais colaboradores em suas instalações, uma vez que o sistema, além de proteger, pode ter atuação automática ou manual.

  1. Facilidades de atuação do sistema

O sistema de supressão de incêndio atua automaticamente alguns segundos após a detecção do princípio de incêndio. Pode também ser atuado manualmente por acionamento na cabine do operador, ou remotamente pelo atuador externo (remoto). Além disso, o distribuidor deverá fornecer treinamento adequado e informá-lo sobre como atuar o sistema e quais medidas tomar em caso de incêndio. O sistema apagará qualquer princípio de incêndio que for detectado. Porém, durante o combate, é necessário certificar-se de que o motor está desligado, assim o incêndio não reiniciará.

  1. Agentes químicos não-tóxicos em conformidade com o meio ambiente

Além de todos os benefícios já mencionados, não podemos esquecer que os agentes químicos em pó e líquidos de um sistema de supressão de incêndio de qualidade não devem apresentar riscos à saúde e ao meio ambiente, tendo pH neutro (no caso do agente líquido) e sendo totalmente biodegradáveis. Estes sistemas também devem ser certificados pelas Normas estabelecidas.

  1. Sistema personalizado para as necessidades do produto

Sabendo que existem equipamentos para fins diversos (mineração, florestal, construção, entre outros), os sistemas de supressão de incêndio podem ser adaptados às diferentes necessidades dos equipamentos, podendo conter tanques de pó químico de 20 lbs, 30 lbs, 60 lbs e 125 lbs, tanques de nitrogênio de 1 oz, 2 oz, 10 oz, 25 oz e 55 oz ou de espuma de 5gal, 15gal e 30 gal. Os engenheiros dimensionam os sistemas de acordo com as necessidades do seu equipamento e técnicos especialistas fazem a instalação de acordo com a sua complexidade.

Ficou alguma dúvida sobre os sistemas de supressão de incêndio? Entre em contato com o Grupo Franzen no tel. (31) 3333-6506 ou pelo e-mail franzen@grupofranzen.com.br, teremos o prazer em sanar suas dúvidas e realizar um orçamento personalizado.

Gostou desse artigo? Compartilhe-o em seu LinkedIn e Facebook. Assine também nossa newsletter para ficar sempre por dentro das últimas atualizações.

Related Posts

Write a comment